SINUCA

Decidi colocar esse post que não tem nada a ver com ciclismo porque tem a ver com competição. E também como se conhecer um pouquinho mais. O "causo" acabou de acontecer e foi assim: no departamento de Vendas há uma mesa de sinuca, com bolas lisas ou marcadas e a famosa bola preta. O povo organizou lá um campeonato e logo se formou a lista dos favoritos e dos "nem a pau". Como eu sou um jogador mediano (que não liga muito se perde ou ganha) eu estava na cabeceira da segunda lista. Ganhei algumas partidas por sorte e outras por boas tacadas nas horas cruciais. Inclusive tirando o segundo favorito nas oitavas de final. Acabei passando por todas até chegar na semi-final que foi hoje.

Era uma melhor de três partidas jogando contra o principal favorito do compeonato. Tinham uns 20 caras na sala de sinuca tirando onda comigo. E eu tinha ido lá já com aquela de: nem pensa que dessa você não passa. Acontece que eu também criei a teoria do anti-jogo. Se você é ruim e está jogando contra um cara bom, você não pode abrir espaço pro cara deslanchar. Então eu comecei a primeira partida com uma abertura tão fraca que só duas bolas saíram do centro. Ganhei a primeira partida limpa e aí comecei a ver o segundo lado do lance. O cara era favorito e tava todo mundo tirando onda comigo. Ele ganhou a segunda partida facinho porque ele abriu o jogo. Bola prá todo lado e mesa limpa prá ele.

Dei sorte na moeda e fiquei de abrir o jogo na terceira e decisiva partida. E aí vi que a onda que os caras estavam tirando não estava fazendo efeito em mim, mas sim no outro cara. Aí eu comecei a tirar mais onda ainda e todos seguiram. Fiquei dizendo como é que pode George estar demorando tanto tempo prá ganhar? Coisa e tal. Comecei a contar a cada 3 minutos, dizendo "George, como é que pode, 20 minutos e eu ainda estou jogando!". O "favorito" ficou tão nervoso que começou a fazer merda.

Mas mesmo assim ele limpou a mesa e para ele só restava a bola preta. Eu tinha 3 bolas na mesa e a preta. E era a minha vez porque ele cometeu um erro. Aí eu me acalmei e meti duas das bolas. A sala ficou silenciosa. A penúltima bola era uma diagonal longa. A branca de um lado da mesa e a outra do outro lado num ângulo meio inviesado. Eu olhei pro cara que era o segundo favorito que eu tinha batido e disse: Essa é prá você, Stuart. Um tipo de Deja vu. Detonei a bola com uma tacada daquelas fortes e aí era só a preta. Não dava prá escutar nem respiração na sala. A preta estava no meio da segunda metade da mesa. A branca quase reta. Eu tinha duas opções: tentar um tiro enviesado para a caçapa do meio ou uma tabela para a caçapa do outro lado. E tinha que "chamar" a caçapa. Decidi pelo enviesado e coloquei a preta com uma das tacadas mais leves e lentas que já fiz.

A sala veio abaixo. Ninguém acredita até agora. Nem eu. Mas o que importa é: estou na final. Vou provavelmente ser liquidado, mas minha estratégia e abilidade de ler o ambiente na hora do jogo já me colocou aqui. Duas coisas que aprendi: algumas vezes o que os outros pensam deles mesmo é uma arma sua. E, quando chega no momento crítico, pare de brincar e vá para o "kill". Agora só tenho que pensar como posso usar isso na minha vida profissional e nas corridas de bicicleta.

No comments:

Post a Comment