Minhas Bicicletas

MINHAS BICICLETAS PARTE 1

Meu primeiro fascínio com bicicletas de corrida foi vendo um filme do James Bond. Meu pai adorava o 007 e eu assistia com ele a todos os filmes. Tem um que eles saem com umas Road bikes (ou speed, dependendo em que continente você estiver) e desciam uma montanha. Até hoje eu lembro que as bicicletas eram azuis com os cabos de freio brancos. Daquela que o passador de marcha é no quatro ainda. Eu era muito pequeno mas ficou a memória e acho que sempre que via alguém com uma bicicleta de corrida ficava maravilhado.
Mas a vida segue e como criança nascida em 73 e que os pais não tinham nenhuma aspiração muito esportista, passei pela série de bicicletas obrigatórias: caloi berlineta, cruiser, etc. Tive as minhas bicicletas pela vida até chegar finalmente a uma verdadeira roda bike. Aqui vai a lista que me fez muito feliz durante a vida toda e também muita raiva algumas vezes.

CALOI BERLINETA

Minha primeira bicicleta. Acho que tinha uns seis anos de idade. Ela era verde meio metálico. Lembro que o guidon chegava à altura do meu rosto e que as rodinhas traseiras estavam tão mal colocadas que a bicicleta ficava torta. Numa das primeiras vezes que meu pai foi tentar me ensinar a pedalar lá na avenida do contorno (que ia de nada a cois nenhuma). Lembro da dor nas costas porque eu ficava todo torto. Mas acho que surtiu o efeito desejado. Desisti das rodinhas rapidamente e aprendi a pedalar sem elas. Naquela época o mundo era dividido entre quem tinha Berlinetta e quem tinha Monark monareta, que era mais pesada mas tinha o guidon parecido com as Harley Davidson dos filmes. Era mais cara e quem tinha era mais a galera da grana. A berlinetta tinha o guidon reto, preso diretamente no quadro com duas porcas grande, mas era mais leve, com freio melhor e sempre ganhava na corrida e pulando rampa. Empinava muito melhor que a monareta, eheeh
Fiquei com essa bicicleta até os meus 13 ou 14 anos. Ela já estava pequena para mim ao ponto de eu acabar me cortando nas malditas porcas que seguravam o guidon no quadro. Minhas pernas já eram grandes demais e ainda hoje tenho duas cicatrizes nos joelho esquerdo... Mas era época de super inflação e com outros 3 irmãos para ganhar bicicletas a coisa era assim mesmo. Andei muito com ela e conheci grande parte dos bairros ao redor da minha casa.

CALOI CRUISER

Quando a coisa começou a ficar ridícula e as meninas já faziam piada de mim eu fiz pressão e meu pai decidiu (depois de muita reclamação) me dar uma bicicleta nova. A escolhida, depois de muita pesquisa, foi uma caloi cruiser vermelha. Ela ganhou logo o nome de camelo, principalmente depois que troquei o guidon original por um de bmx. Era um gigante para mim, mas corria muito bem quando ganhava embalo. Com ela, ganhei mais terreno. Conheci toda a zona central da minha cidade e já dava pra ir até a praia! A gente ia prá praia jogar bola a uns 10 quilômetros da minha casa. O camelo só não subia ladeira muito bem porque eu tinha trocado a catraca original por uma de 13 dentes (a minha ainda não tinha passador de marcha). Mas no plano ninguém ganhava.

MONARK BMX PANTERA

Na mesma época meu irmão ganhou uma BMX. O quadro era da Monark pantera, mas todo o resto era importado em alumínio (meu pai conseguiu uma promoção com alguém!). Desde o guidon, rodas e seat post. Eu convenci ele a colocar uma catraca de 12 dentes e a bicicleta voava. Ela era tão leve e baixinha que era difícil alguém ganhar qualquer corrida dela. Manobrava bem, corria bem e voava nas rampas. Era um sonho. Prá desespero do meu irmão, eu acabei saindo muito mais com a bicicleta dele do que com a minha. Adorava apostar corrida na avenida ao lado da minha casa. Adorava pegar tanta velocidade (acho que chegava perto dos 50 kms/h nas arrancadas) que deixava os motoristas preocupados e a garotada gritando de excitação. Isso até o dia em que, instigado pela garotada, tentei quebrar o recorde de velocidade (que era julgado pela meninada no olho). Perdi o controle da bicicleta no auge da velocidade e cai de rosto no asfalto. A queda foi feita, cheguei a desmaiar duas vezes e acabei no hospital com 15 pontos em diversas partes do rosto (incluindo rosto e joelhos) e queimaduras no resto. Por sorte (ou por todo o treinamento de judô por anos), não quebrei nenhum osso.

CALOI 10

Com a queda, cheguei a conclusão de que o que eu gostava mesmo era de velocidade. Mas com medo de perder o controle de novo desisti na BMX e consegui trocar a cruiser por uma Caloi 10 marchas da cor vinho. A bicicleta era muito boa, estável e com ela comecei a fazer viagens mais longas no fim de semana. Mas era uma bicicleta solitária. Não dava para andar com os amigos do bairro, que ainda buscavam ruas esburacadas, etc. Também nessa época comecei a sair mais com os amigos da escola. Com 15 anos comecei a beber e sair para festas mais adultas e o lado lúdico da bicicleta perdeu-se. Acabei vendendo a bicicleta por uma mixaria e com os pneus secos pelo desuso. Pelo menos quem comprou usou a bicicleta diariamente para cobrir uma distância de 30 quilômetros. Daí foram uns 10 anos sem sentar em outra bicicleta. 10 anos de engorda, bebida e péssimos hábitos alimentares. Os 10 anos em que terminei a universidade e comecei a trabalhar.

No post seguinte entro na fase das bicicletas realmente de corrida. Vem aí lembranças sobre a monark 10 marchas, uma empella e as roads “de verdade”: Ridley e Giant. No site da Caloi (www.caloi.com.br) e da Monark (www.monark.com.br) dá prá ver a história das empresas, fotos das bicicletas e inclusive algumas propagandas da época.

4 comments:

  1. Olá Wagner!
    Estava lendo suas histórias com a Caloi e não pude deixar de comentar o quanto seria bacana você publicar este post na seção http://www.caloi.com.br/movimento/caloi_e_voce do site novo da Caloi. Com certeza seu post ficaria em destaque pelo valor histórico do conteúdo.

    ReplyDelete
  2. Muito bacana! Você teria essa imagem da BERLINETA maior, com resolucao melhor? Faço parte do grupo CALOI BERLINETA CLUBE no Face book e gostaria, se possível, de publica-la! Obrigado amigo! Raul.
    https://www.facebook.com/groups/207920375928604/

    ReplyDelete
  3. Muito legal! Acredita que cortei a garupa da minha berlineta e coloquei duas barras como o da caloi cross da epoca ! Ficou bacana !

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahaha o mais legal era mesmo levar um amigo em pé na garupa! O amigo ficava segurando no ombro e dava prá ver por cima da cabeça de quem pilotava...

      Delete