Wet ride. Volta molhada

Dá prá ver a diferença entre a primeira metade da volta contra o vento e sentindo frio (velocidade baixa), a parte do meio onde estava perdido e a segunda metade a favor do vento. You can see in the graph the first part of the ride against the wind and cold, the part where I was lost and the second part with tail wind.

Como havia dito antes, a idéia ontem era fazer um treino de longa duração: 130 kms entre minha cidade e Bergen op Zoom. Minha expectativa era fazer isso em 5 horas e meia mas com vontade mesmo de fazer tudo em uma hora. Meu melhor tempo nesse trajeto foi de 6 horas. Saí de casa às 7:00 e tudo foi bem pela primeira hora. Um pouco de chuva leve e temperatura por volta dos 7 graus. Verdade que o vento contra todo o tempo reduziu em muito a velocidade. Eu só conseguia manter por volta dos 25km/h. O problema começou depois da primeira hora, com chuva realmente pesada e a temperatura caiu até os 4 graus. Prá piorar as coisas eu me perdi e tive que parar prá olhar o navegador do meu celular para encontrar o caminho.
Resultado, minha luva que já estava molhada por fora ficou molhada por dentro. Minha mão estava tão fria que eu não conseguia fechar os dedos direito e aí começou a ficar perigoso, já que eu não conseguia frear. Sem falar na dor insuportável.
Nisso decidi voltar. Ainda tinha que enfrentar por volta de 60% do caminho e sabia que ia ser todo o tempo contra o vento. Ou seja, a dor nas mãos só ia piorar e a sensação de frio é muito pior quando o vento vem direto no seu rosto. Ainda bem que por volta de 10kms do ponto que eu decidi voltar mora um casal de amigos (Tiago e Minke) que me deram a maior força com um copo bem quente de café e uma luva seca. Salvaram-me de um retorno muito mais doloroso.
A volta foi muito tranquila e já que não tinha que fazer todos os 130kms, mudei a intensidade do treino. Voltei com velocidade media de 35km/h (o vento nas contas ajudando, claro) e fiz alguns sprints com velocidade top de 44km/h. Em geral uma volta muito sofrida mas pelo menos fiz 85kms de treino duro. Menu da semana: interval e ligar para o médico. Tenho que ir ao fisioterapeuta. Minhas costas estão me matando.

|||

As I’ve said in my previous post the idea this Sunday was to do an endurance training: 130kms between my city and Bergen op Zoom. My expectation was to do it in 5 ½ hours but with the wish to complete it in 5 hours. I left home 7:00 and everything went well for the first hour. Light rain and temperature around 7 degrees Celsius. True to be told, the constant head wind reduced my average speed to 25km/h.
The trouble started after this first hour when the heavy rain hit me and the temperature went down to 4 degrees. To make things worse, I got lost and had to look into my mobile navigator to find the way. The result was that my gloves that were wet in the outside got also wet in the inside. My hands were so cold that I couldn’t move my fingers anymore and it started to get dangerous as I wasn’t able to brake properly. Not talking about the pain.
Then I’ve decided to come back home. I would have to go still 60% of the way to Bergen op Zoom and I knew that it would be all the way against the wind. It means that the pain in my hands would only get worst and the cold sensation is much stronger when the wind hit you directly in the face and hands. Luckily there are a couple of friends (Tiago and Minke) that live around 10kms from the turning point. I’ve made a pitstop and they gave me a hot coffee pot and dry gloves. They saved me from a very painful return.
The rest of the return was OK and as I wouldn’t do the 130kms anymore I’ve changed the training intensity. I travel back around 35km/h (off course the tail wind helped a lot) and I’ve done some sprints with top speed of 44km/h. All in all, a very unpleasant and painful ride but at least I’ve done 85kms. On the menu this week: interval training and call the doctor to get a fisio appointment. My back is killing me…

No comments:

Post a Comment