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1,330 kms | 36 K vertical meters Tomorrow, August 10, start my sport challenge of the year. You can read all the details about it here .  Fo...

EMPELLA PROJECT: WEEK 2


By now the dirtiest part of the job is done. The paint is totally removed from the frame and good part of the sanding process is done. There is still quite some rust that needs to be totally removed by the progress is looking good.

Agora a parte mais suja do trabalho está completa. A pintura foi totalmente removida do quadro e boa parte já está lixada. Ainda há ferrugem em alguns pontos que serão removidos completamente mas o trabalho está progredindo bem.
It took me two applications of the paint removal chemical to get the frame clean. Removing the chemical and paint is a matter of using 3 tools: a metal scraping spoon, a metal sanding mesh and a triangle paint scraping tool (to get the paint of the little corners). In total work time that took me around 5 hours to strip it completelly, apply the chemical and remove it. To let the chemical work I've waited two overnights.

THE MOST TIME CONSUMING PART IS TO REMOVE THE PAINT FROM THE LITTLE CORNERS.
A PARTE QUE TOMA MAIS TEMPO É REMOVER A TINTA DOS CANTINHOS.


After the frame was clean I got a bit curious and decided to check the weight. It is only 2 kg! We are talking about a steel frame from the beginning of the 80's and I was surprise of how light it actually is. I'm guessing that including the fork it will go to 2.7kgs. Not bad for the benefit of all the stiffness of steel. What really adds weight at the end is the heavy steel campagnolo group. I feel that the bottom bracket alone weights around 2 kgs, but I still need to check that.



But that extra weight comes with a benefit as well. This is a bike around 20 years old and after cleaning it, the group looks like just out of the factory. The bottom bracket bearings (photo) have been replaced some time in the life of the bike (they are shimano) but after 10 years in my hand and running a bit dry (to say the least) it stills looks very new. That is good news as I don't have to change anything there or in the headset.


CAMPYS BREAK LEVERS: IT WILL LOOK CLASSY WITH WHITTE STEERING COVERS.
FREIOS CAMPYS: VÃO FICAR MUITO CLÁSSICO COM O GUIDON BRANCO.

The only planned acquisition at this point are the brake levers (on the photo above = original 80's campagnolo), the cables, cassette and chain. Nothing special. I've also already decided in the color scheme but that I will keep a secret until is finished. It will look very classic, that I can say. Next steps: finish sanding and starting pre-painting procedures.


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Eu tive que aplicar o químico de remover tinta duas vezes para conseguir limpar o quadro. Para remover o produto químico e a tinta foram necessárias três ferramentas: uma espátula, uma lixa de metal e uma espátula em forma de triângulo (para retirar a tinta dos cantos mais difíceis). Em termos de tempo de trabalho, gastei por volta de 5 horas para limpar o quadro completamente. Deixei o químico trabalhando duas noites. O que fez um total de 3 dias para chegar nessa fase.

A PARTE QUE TOMA MAIS TEMPO É REMOVER A TINTA DOS CANTINHOS.

Depois que o quadro estava limpo eu fiquei curioso em relação ao peso. E ele tem somente 2 quilos! E estamos aqui falando de um quadro de aço feito no começo dos anos 80 e eu estou realmente surpreso o quão leve ele é. Para dar uma medida de comparação, um quadro razoavelmente bom de carbono pesa por volta de 1 kg. Eu acho que adicionando o garfo, ela vai chegar aos 2.7 kgs. Nada mal pelo benefício da rigidês do aço. O que vai realmente contar no final é o peso dos componentes campagnolo da época. Eu quero manter a bicicicleta o mais original possível. Eu acho que somente o jogo central já vai adicionar outros 2 quilos.



Mas esse peso extra também vem com outro benefício. Essa bicicleta já tem mais ou menos 20 anos de idade e depois do limpo, os componentes parecem saídos da fábrica. Os rolamentos do jogo central (na foto) foram mudados algum tempo durante a vida da bike, mas depois de 10 anos sofrendo na minha mão e rodando secos, eles parecem como novos. Boas notícias porque não vou ter que comprar nada novo.


FREIOS CAMPYS: VÃO FICAR MUITO CLÁSSICO COM O GUIDON BRANCO.

O único plano agora de aquisições são os freios que comprei ontem (na fot0 = originais 80's Campagnolo), os cabos de freio e marchas, a catraca e a corrente. Nada especial. Também já decidi como vai ser a pintura da bike. Eu quase fiquei louco tentando decidir, mas isso fica em segredo até o trabalho estar pronto. O que eu posso dizer é que terá duas cores e vai ter uma cara muito clássica. Próximos passos: acabar de remover a ferrugem e começar preparações para pintura.

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