NOVOS CAMINHOS


ESTRADA DE ROMEIROS ENTRE PIRAPORA E ITU: BOM TREINO E NATUREZA

No domingo saí para treinar. Fui de Alphaville até os arredores de Itu e voltei. O que faz 120 quilômetros ao todo. Parte do caminho já era conhecido mas o trecho entre Pirapora do Bom Jesus e Itu era novidade. E devo dizer que é dos melhores caminhos que treinei nos últimos quatro anos. Não tem o glamour e o tamanho das montanhas da França, mas ganha da dureza das subidas da Bélgica e da tranqüilidade da Holanda.
Além de ser um dos caminhos mais próximo da natureza que eu já fiz. Depois de Pirapora a Estrada dos Romeiros segue até Itu sinuosamente, com subidas entre 2 e 3 quilômetros e entre 8 e 9 % de inclinação. São 40 quilômetros em uma estrada sem acostamento mas quase sem trânsito. São muito pouco os carros e motos que trafegam o número de ciclistas é até bem grande. O que dá uma sensação de segurança. A vegetação margeia a pista por quase todo o percurso, inclusive fechando por cima e amainando o calor. Mas é bom ficar sabendo que o caminho até Itu é uma descida. E sem que você sinta por causa da constante mudança do relevo. As constantes subidas e descidas mascaram isso. A surpreza foi quando cheguei em casa e vi o perfil da volta. Na hora de voltar é que se percebe que o esforço para voltar vai ser muito maior, já que você está na verdade subindo do vale até Santana do Parnaíba e não há descanso. As descidas são curtas e as subidas mais longas. E o vento vai estar contra na maioria do tempo. Então, vale a pena guardar uma energia extra para o retorno. Fala a voz da experiência.

PERFIL DA ESTRADA: SEM PERCEBER, É UMA DESCIDA ATÉ ITU
Agora estou com uma crise de garganta. Acho que devido a chuva grossa que peguei quando estava no meio do caminho da volta. O asfalto estava quente e a chuva caiu de uma vez, levantando o vapor, o que me fez minha garganta começar a doer. Agora a coisa piorou e já estou no anti-inflamatório. O ruim é que vai comprometer o treino da semana e não vou poder ir ao circuito de Alphaville hoje...

No comments:

Post a Comment