ESTRATÉGIA PARA A L'ETAPE DU TOUR



MINHA ESTRATÉGIA PARA A ETAPA. BEM CONSERVADORA NAS SUBIDAS.


Hoje dei uma olhada no plano de tempo para a Etapa du Tour. Basicamente o plano com o tempo limite para cada parte da corrida, incluíndo o topo de cada montanha e os tempos de eliminação. Eu faço isso com o objetivo de construir minha estratégia durante a corrida em termos de velocidade média e esforço. E também para ter uma idéia de onde estão os verdadeiros riscos, onde vale a pena se esforçar um pouco mais e onde é melhor economizar energia.E dessa vez a surpreza vem onde eu menos esperava. Eles foram bem "generosos" em relação ao tempo dado para a subida. No Telegraph eles deram um prazo total de 1 hora e 34 minutos. O que dá prá fazer tranquilo com uma velocidade média de 9 quilômetros por hora. No Galibier, eles deram um prazo de 2 horas e 16 minutos. Média de 7.5 km/h e você bate o tempo. E o Alpe D'Huez você tem 2 horas e 7 minutos. Uma média de 6.5 para atingir a marca limite.


Então, nesse aspecto, o jogo é o de sempre. Construir um buffer nos primeiros 14 quilômetros e usar esse buffer se algo der errado nas subidas, como um pneu furado, um nervosismo, caimbra, etc. Construí uma fórmula no Excel que dá para calcular qual a velocidade média que eu preciso para atingir minhas metas. Na "calculadora" dá para ver que se eu manter uma velocidade média de 35 kms/h nos primeiros 14 kms (que são descendo), dá para construir um buffer de mais ou menos 1 hora. O resto é fazer as budidas com bastante tranquilidade que dá tempo de sobra. Mas se você perder essa hora, a coisa aperta. Porque não há mais lugar para construir um buffer.


O que a organização da prova foi generosa com o tempo nas subidas, não foi nas descidas e na única parte "plana". Logo depois de descer do Galibier há uma pequena subida, no Telegraph, e logo entra-se na parte plana. São mais ou menos 28 quilômetros que sem tem que fazer em 56 minutos. Então, se você perdeu tempo nas subidas e o tempo de eliminação está nos seus calcanhares, é melhor empurrar forte nos pedais. Não há folga. E depois encarar o Alpé D'Huez com força, sem relaxar nas suas 21 voltas...


Se quiser usar a minha "calculadora", basta me mandar um email.

No comments:

Post a Comment