EMPELLA PROJECT: DIA ZERO


Comecei ontem meu novo projeto relacionado com ciclismo: restaurar minha velha bicicleta de aço da marca Empella. Ela é minha primeira bike de corrida aqui na Holanda e vem sendo negligenciada desde que eu comprei a de alumínio e de carbono. Ela ganhou bastante ferrugem e chegou até a ser "roubada" e encontrada novamente. Então decidi que ela merece uma segunda vida e eu vou dedicar algumas horas durante as noites na semana para trabalhar nela.



Porque a minha primeira razão por entrar no mundo do ciclismo foi meu interesse pelas bicicletas eu não consigo me livrar das que tenho.  Eu adoro as bicicletas antigas, as mais recentes e as novíssimas, todas com designs differentes. E por isso eu fiquei chateado quando dei uma olhada nela com mais atenção e vi o estado em que a bike que fiz os minhas primeiras centenas de quilômetros estava. Decidi então que vou desmontá-la, limpar, pintar e montá-la novamente, com a maior quantidade de peças originais possíveis.


APESAR DE PARECER MUITO MAL EU ACHO QUE A FERRUGEM SÓ É SUPERFICIAL.

Ontem à noite foi o dia zero do projeto. Eu levei mais ou menos uma hora e meia para desmontá-la quase completamente. A Empella é uma marca holandesa, da província de Brabant criada por Ad van Empel (daí vem o nome, meio italianado) e é até hoje conhecida mais por fabricar boas bikes de cyclocross. A minha é de corrida, com todos os componentes Campagnolo, aparte do guidão que é Cinelli and das rodas Mavic. Tudo com cara dos anos 80. A única parte que não consegui remover foi a coroa central porque não tenho a ferramenta correta. Hoje à noite vou a loja comprar.

À primeira vista não está tão mal. Aparte da ferrugem no quadro, que parece bem superficial, o resto está em boas condições. Freio, passador de marchas, coroas e rodas estão em bom estado. As manetas de freio e cabos terão que ser novos mas isso eu já esperava. Tudo que for de borracha vai pro lixo. Também as catracas e a corrente terão que ser trocadas mas eu vou tentar manter a sela San Marco original.

Próximo passo: remover a central de coroas (torcer para que esteja tudo bem já que está um pouco folgada) e começar o processo de remover a pintura original...

No comments:

Post a Comment