COMO FOI O ANO DE TREINAMENTO

A RIDLEY VELHA DE GUERRA TRABALHOU DOBRADO ESSE ANO.

Com o treino de ontem, fiz hoje a última atualização do log de treinamento deste ano. E como previsto cheguei a pouco mais de 2 mil quilômetros desde janeiro, juntando treino no Brasil, na Holanda e Mountain Bike (o que foi uma novidade neste ano). Quinta-feira viajamos para França, onde faremos duas voltas de treinos nos Alpes e finalmente enfrentamos a corrida na segunda, dia 11. E é um bom momento também para parar e dar uma olhada como foi o treino em relação ao ano passado.


Como previsto, cheguei aos 2 mil quilômetros, mas o que eu calculei errado foi que achava que estaria por volta de mil quilômetros abaixo do mesmo treino no ano passado. O que eu não levei em consideração foi que a etapa do ano passado foi um pouco mais tarde, o que possibilitou mais duas semanas de treino. Comparando semana a semana, a diferença total não chega a 300 quilômetros, o que faz sentido já que a média de distância por semana é de 150 kms. O que também quer dizer que as distâncias que eu percebia como mais curtas no Brasil não afetaram o cálculo geral.


TOTAL:
DISTANCIA: 2.308 VS 2.032 KMS
KMS ESCALADOS: 12.700 VS 24.700

NO BRASIL:
DISTÂNCIA: 1.723 VS 1.255 KMS
KMS ESCALADOS: 10.711 VS 21.946
Mas olhando para os números acima, o que salta a vista de verdade é a quantidade de quilômetros verticais escalados. Quase dobrei a distância de quilômetros escalados em relação ao ano passado. E quando se olha para a comparação das semanas que eu estive no Brasil contra o mesmo período aqui na Holanda em 2010, a diferença é grande. O gráfico abaixo deixa isso bem claro. A linha vermelha representa 2011 e a azul 2010. E tudo isso quer dizer que eu devo estar bem mais forte em subidas do que no ano passado. O que eu posso dizer que é como me sinto de verdade. Durante o treino da semana passada com o time, eu me senti realmente forte nas subidas e não nos longos flats sem ataque...



TOTAL:

TEMPO: 93 VS 84 HORAS
CALORIAS: 66.736 VS 57.611

BRAZIL:
TEMPO: 68 VS 55 HORAS
CALORIAS: 48.482 VS 40.397
 
Já quando se olha para tempo na bike e calorias gastas, fiquei surpreso. Devido a maior quantidade de quilômetros de subida e dos gradientes mais inclinados, eu esperava ter gasto bem mais calorias devido a intensidade. Mas na verdade, para queimar calorias aqui está a prova mesmo de que o que conta é tempo de treino e não intensidade. Gastei 8 mil calorias a mais do que no ano anterior já que as distâncias e tempo na bicicleta foram maiores.

Bem, que venham as montanhas. Estou me sentindo pronto para enfrentá-las. Vamos ver como vou me sentir nas voltas de treino em montanhas de verdade e seguir a estratégia para a corrida. Esse deve ser o meu melhor Etape du Tour de sempre.

No comments:

Post a Comment