Control Ride || Corride de controle



Hoje fiz a primeira ida ao trabalho através do caminho longo. Para mim essa é a corrida de controle. Ou seja é a corrida que eu faço pelo menos uma vez por mês e comparo o resultado para ver se as coisas estão indo no caminho correto. Comparo tempo, velocidade média, ritmo cardiaco médio e tempo em cada uma das zonas cardíacas. Também é importante manter notas de todos os treinos. Para que ajude a comparar como estava mentalmente e como o clima.
Comparei com uma corrida que fiz no final de março do ano passado. Em relação ao clima, bem comparável já que a primavera havia começado mais cedo ano passado. A temperatura minima era de 5.7 graus C e hoje foi de 6 graus. Mas aí páram as semelhanças. Minhas notas dizem que foi uma volta boa e que o clima estava bom. Hoje eu tinha headwind o tempo todo. E bem forte.
No ano passado eu fiz os 40 kms em exatamente 1h30m e hoje foram 1h36m. A diferença é clara na velocidade média: 26.8km/h contra 25.08km/h. O que se pode ser o resultado do vento contra. Hoje eu fiz 5 intervalos de 8 minutos e o resto do tempo foi puxar constante até o trabalho. Os intervalos foram duros mas mantendo por volta de 30km/h.
Eu poderia ficar desanimado com o resultado mas tem um detalhe que me interessou e pode ser o resultado do treino de intervalo que venho fazendo. Mesmo puxando os intervalos, 45% do tempo o coração ficou na zona 1 e 44% na zona 2. No ano passado, mesmo não fazendo pushs de intervalo, meu coração ficou a maior parte do tempo (75%) na zona 2 e 13% na zona 3. Muito pouco na zona 1. Significa que eu estou conseguindo puxar quase a mesma velocidade com menor esforço? Se sim, é a direção que eu quero seguir. Será interessante ver o resultado do próximo controle.
|||
Today I’ve done my first ride to work via the long way. For me this is my control trip. Meaning that this is the ride that I do at least once a month to compare with results and see if training is going in the ride direction. I compare the ride time, average speed, average heart rate and heart rate zones. It is also important to keep notes from all the trainings to allow comparison of mental state and weather.
I’ve compared the ride I’ve done at the end of March from last year. The weather was very comparable as spring had started earlier then. The minimum temperature was 5.7 C degrees and today it was around 6 degrees. But there the similarities stop. My notes from last year says that it was a very good weather and nice ride. Today I got a lot of head wind and my back killed me at the end of the ride.
Last year I’ve done the 40kms in exactly 1h30 and today it was 1h36m. The difference is clear in the average speed: 26.8km/h vs 25.08km/h today. It can be the result of the headwind. Today I’ve done 5 intervals of 8 minutes and the rest of the time I’ve pushed constantly. The intervals were hard keeping the speed at around 30km/h
I could be unhappy with the result but there is a detail that called my attention and it can be the outcome of the interval training. Even pushing intervals, 45% of the time my heart rate stayed in zone 1 and 44% in zone 2. Last year, even not doing the pushes, my heart stayed most of the time in zone 2 (75%) and 13% in zone 3. Very little time in zone 1. Does it mean that I’m managing to push more speed with less effort? If so, the training is going in the right direction. It will be interesting to get the next control ride.

No comments:

Post a Comment